Meteorologia

  • 30 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

Caso das gémeas. Advogado Wilson Bicalho "começou logo por mentir"

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso das gémeas, Rui Paulo Sousa, decidiu suspender a audição de Wilson Bicalho.

Caso das gémeas. Advogado Wilson Bicalho "começou logo por mentir"
Notícias ao Minuto

16:04 - 28/06/24 por Notícias ao Minuto

Política Caso das gémeas

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao caso das gémeas luso-brasileiras, Rui Paulo Sousa, decidiu suspender a audição de Wilson Bicalho, esta sexta-feira, após o advogado da mãe das meninas ter invocado o artigo 92.º do Estatuto da Ordem dos Advogados para não responder às questões.

"O dr. Wilson Bicalho, numa conversa informal com a CPI há cerca de uma semana mencionou que era possível que houvesse algum parecer negativo para participar nesta audição, mas nunca concretizou isso. Nunca enviou nenhum parecer", começou por dizer aos jornalistas.

Rui Paulo Sousa assegurou que, antes do início da audição, o advogado "apenas disse que queria fazer uma declaração inicial e não mencionou nenhum parecer".

Depois, fez "a declaração inicial dele, que, no fundo, não foi mais do que um espetáculo para as televisões em que ofendeu gravemente vários deputados desta comissão, a própria comissão e o próprio Parlamento", atacou, dizendo que Wilson Bicalho "não teve qualquer consideração" para com a CPI.

"Nunca, em circunstância alguma, até este momento, ele apresentou qualquer parecer da Ordem dos Advogados", acrescentou. Caso o tal parecer não for apresentado, Rui Paulo Sousa admitiu que se poderá avançar com uma queixa junto da Ordem dos Advogados e do Ministério Público, "do seu comportamento", pois "é obrigado a dizer a verdade e se não apresentar o parecer, começou logo por mentir com o próprio parecer, que diz que existe, e que não existe".

Já no caso de que o parecer apareça, "pode ser suscitado pela CPI uma quebra de sigilo profissional junto ao MP e a um tribunal e, caso seja aceite, pode ser chamado novamente e ter que prestar explicações, provavelmente à porta fechada".

A partir de agora, os deputados que compõem esta CPI vão reunir-se "para debater o que se passou", depois "ficar à espera até ao final do dia de hoje que chegue esse parecer" e, "posteriormente, se esse parecer não chegar, falar das várias medidas" que podem ser tomadas.

Todos partidos políticos votaram favoravelmente a suspensão dos trabalhos, com alguns a qualificar a audição de Wilson Bicalho como “uma farsa”.

Wilson Bicalho invocou o artigo 92.º do Estatuto da Ordem dos Advogados, em que o “advogado é obrigado a guardar segredo profissional no que respeita a todos os factos cujo conhecimento lhe advenha do exercício das suas funções ou da prestação dos seus serviços”, para não responder às questões da comissão.

Leia Também: Suspensa audição do advogado da mãe das gémeas na CPI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório