Meteorologia

  • 07 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

Fausto. Parlamento encerra trabalhos com a música 'O barco vai de saída'

A reunião plenária de hoje da Assembleia da República terminou com uma música de Fausto, "O barco vai de saída", do álbum "Por este rio acima", gravado em 1982, numa homenagem ao músico, que faleceu na segunda-feira.

Fausto. Parlamento encerra trabalhos com a música 'O barco vai de saída'
Notícias ao Minuto

18:54 - 04/07/24 por Lusa

Política Fausto

A escolha de uma canção de Fausto para marcar o final dos trabalhos parlamentares de hoje partiu do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e terá surpreendido a generalidade dos deputados.

Momentos antes, por unanimidade, o parlamento tinha aprovado um voto de pesar pela morte na segunda-feira, em Lisboa, de Fausto Bordalo Dias.

No voto, da autoria de José Pedro Aguiar-Branco, aponta-se que Fausto, que faleceu aos 75 anos, "deixa um importante contributo cívico e político e dezenas de canções que continuarão a acompanhar e inspirar lutas pela igualdade, pela justiça e pela emancipação".

"Fausto Bordalo Dias é um dos maiores nomes da música portuguesa", salienta-se no voto, antes de se referir que o músico lançou o seu primeiro disco "ainda durante a ditadura fascista".

"Acompanha, com a sua intervenção e a sua música, o período revolucionário de 1974-1975 --- lançando o álbum "P'ró que Der e Vier" e ajudando a fundar o Grupo de Ação Cultural - Vozes na Luta (GAC), criado em sua casa. Em 1982, lança "Por Este Rio Acima", primeiro álbum de uma trilogia sobre a história da expansão portuguesa, completada com "Crónicas da Terra Ardente" (1994) e "Em busca das Montanhas Azuis" (2011). Em 2022, deu na Aula Magna o seu último concerto, assinalando os 40 anos do primeiro álbum desta trilogia", acrescenta-se no texto.

Leia Também: Fausto. AR unânime no pesar por um dos nomes maiores da música portuguesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório