CDS-PP apresenta propostas para ligações aéreas entre ilhas nos Açores
O líder do CDS-PP nos Açores apresentou hoje ao presidente do Governo Regional propostas para o novo modelo de obrigações de serviço público entre as ilhas, contributos que Vasco Cordeiro considerou "válidos".
© DR
Política Artur Lima
A reorganização da frota da SATA Air Açores, nomeadamente no grupo central, quanto à frequência, horários e tarifas foi uma das propostas apresentadas.
"Trouxemos um conjunto de propostas (...), porque é preciso fazer um modelo que seja perfeitamente interligado com o modelo que vai entrar em vigor (nas ligações aéreas entre os Açores e o continente)", afirmou aos jornalistas Artur Lima, destacando que o importante é melhorar a mobilidade interna.
No início de agosto o Governo dos Açores anunciou que vai celebrar um novo contrato com a SATA para a concessão do transporte aéreo inter-ilhas, que vigorará até março de 2015, quando espera já ter definidas novas obrigações de serviço público para estas ligações.
Para Artur Lima, depois de resolvida a questão das obrigações de serviço público do transporte aéreo entre os Açores e o Continente, "é tempo de dar o passo em frente", ou seja, pensar num novo modelo de transporte aéreo entre as nove ilhas açorianas.
"É preciso reorganizar a frota da SATA Air Açores, nomeadamente no grupo central, relativamente à frequência, horários e também às tarifas. Havendo essa reorganização no grupo central, acho que vai dar um impulso muito forte nessas ligações quer inter-ilhas, quer na acessibilidade dos açorianos ao exterior", sustentou o dirigente do CDS-PP nos Açores.
A 18 de julho, o presidente do Governo dos Açores revelou que foi concluído o processo negocial entre os executivos regional e nacional referente à revisão das obrigações de serviço público no transporte aéreo entre a região e o continente que prevê, entre outros aspetos, tarifas aéreas para residentes no valor máximo de 134 euros.
Após a audiência no Palácio de Santana, Artur Lima manifestou confiança que as propostas do CDS-PP sejam aceites pelo Governo Regional, lembrando que alguns dos contributos do partido aquando das negociações para o transporte aéreo entre os Açores e o continente também foram aproveitados.
O presidente do Governo açoriano agradeceu e valorizou as propostas hoje apresentadas pelo CDS-PP, alegando que as mesmas importam para um processo de análise e reflexão que está a ser feito.
"Agradecemos o contributo e a colaboração, sugestões que são apresentadas. Há agora um trabalho de análise, de ponderação de todas elas, desde logo técnico, e que neste clima de diálogo e esforço conjunto obviamente que nós valoramos e são contributos que consideramos válidos (...) para uma reflexão", afirmou Vasco Cordeiro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com