Meteorologia

  • 12 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 26º

PAN apresenta iniciativa para facilitar acesso de cães às praias

O PAN pretende que fiquem demarcadas zonas autorizadas à permanência e circulação de animais de companhia no regime que regula os planos de ordenamento da orla costeira, sempre em cumprimento das obrigações legais existentes.

 PAN apresenta iniciativa para facilitar acesso de cães às praias
Notícias ao Minuto

19:49 - 20/08/24 por Notícias ao Minuto

Política Animais

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) deu esta terça-feira entrada na Assembleia da República, de um Projeto de Lei para facilitar o acesso de animais de companhia às praias com vista a diminuir o abandono animal.

 

“O PAN considera que esta alteração para permitir o acesso dos cães às praias terá impacto na diminuição do abandono de animais, que é crime e continua a ser um flagelo no nosso país, especialmente no período de Verão, com as famílias a ir de férias”, defende a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, num comunicado enviado às redações. 

Com esta iniciativa, o PAN pretende que fiquem demarcadas zonas autorizadas à permanência e circulação de animais de companhia no regime que regula os planos de ordenamento da orla costeira, sempre em cumprimento das obrigações legais existentes – como a necessidade de utilização de trela nos espaços de circulação comuns e presença do detentor, ou a obrigatoriedade de recolha de dejetos, devendo ser promovida a colocação de pontos de recolha dos mesmos e a disponibilização de pontos de abeberamento para animais.

Recorde-se que, desde março, a lei já permite a permanência de animais de companhia em estabelecimentos comerciais – mediante condições específicas e autorização da entidade exploradora.

“É incompreensível que existam apenas seis praias em que são oficialmente admitidos cães num país onde há mais de 4 milhões de animais de companhia registados no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), e em que cerca de 56% das casas portuguesas possuem, pelo menos, um animal de estimação”, continua Inês de Sousa Real.

“Estudos recentes demonstram que os animais de estimação contribuem para o bem-estar físico e psicológico dos seus tutores e que são entendidos como parte integrante da família. Nesse sentido, para o PAN, devem naturalmente estar habilitados a acompanhar a família nas suas atividades, como as praticadas ao ar livre, como a ida à praia, tal como já acontece em diversos países europeus, por exemplo, em Espanha”, conclui a líder do PAN.

Leia Também: Mónica Vale de Gato denuncia maus-tratos em hotel para animais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório