Meteorologia

  • 27 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

"Que se lixe a estabilidade?" Frases que têm marcado o 'caminho' até OE

Desde as eleições legislativas, que tiveram lugar no dia 10 de março e da qual resultou uma composição quase tripartida do Parlamento, que se discute que 'acertos' e negociações há no horizonte para que seja possível a aprovação do próximo Orçamento do Estado.

"Que se lixe a estabilidade?" Frases que têm marcado o 'caminho' até OE
Notícias ao Minuto

26/09/24 08:42 ‧ Há 17 Horas por Lusa

Política OE2025

Desde então, da Esquerda à Direita, muito se disse sobre o assunto, com várias trocas de farpas entre Governo e oposição. Por seu lado, o Presidente da República tem insistido que a única boa solução é haver Orçamento do Estado para 2025.

 

A proposta de Orçamento do Estado para 2025 tem de dar entrada na Assembleia da República até 10 de outubro e tem ainda aprovação incerta, já que PSD e CDS-PP (partidos que suportam o executivo) somam 80 deputados, insuficientes para garantir a viabilização do documento.

Seleção de frases que marcaram as últimas trocas de palavras entre os diferentes protagonistas políticos sobre o Orçamento do Estado para 2025:

"Querem ver vertidas algumas (...) das suas propostas [no Orçamento para 2025], sim, têm parceria. Se por um acaso tudo isto não passar de um jogo, então tenham a coragem de deitar abaixo o Governo.

Luís Montenegro, primeiro-ministro, referindo-se ao PS

08-07-2024

"No dia em que o PS fala em viabilizar (...), aquilo que temos do primeiro-ministro são ameaças de eleições."

Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS

08-07-2024

"Não aprovar orçamentos é banal nalguns países da Europa. Sabe que a Espanha durante dois anos não teve orçamento? O atual primeiro-ministro viveu durante dois anos com duodécimos. Ninguém morreu."

Cavaco Silva, antigo primeiro-ministro e Presidente da República

Observador, 10-07-2024

"O povo português não deseja eleições antecipadas."

José Pedro Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República

19-07-2024

"Desculpem a expressão, mas também há limites para tudo: que se lixe a estabilidade."

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP

21-07-2024

"A margem orçamental para negociar [o Orçamento para 2025] é curta."

Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças

Renascença/Público, 01-08-2024

"[O PS] deve viabilizar [o próximo Orçamento do Estado] por uma questão de democracia. Não faz sentido haver eleições, o Governo nem um ano tem e no primeiro Orçamento devia haver um 'gentlemen's agreement'."

Álvaro Beleza, mandatário nacional da candidatura de Pedro Nuno Santos nas últimas eleições

Observador, 14-08-2024

"Espero mesmo que as negociações secretas entre PS e PSD [sobre o Orçamento do Estado] deem o seu fruto. Garantirão pelo menos que não haverá uma nova crise política nos próximos meses."

André Ventura, presidente do Chega

30-08-2024

"Eu recordo que já houve momentos em que se defendia qualquer coisa como 'que se lixem as eleições'. E, agora, parece-me que estamos num caminho em que o PSD começa a dizer 'que se lixe o país'."

Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal

30-08-2024

"O Governo quer empurrar o PS para uma viabilização do orçamento com o mínimo de diálogo e o mínimo de negociação."

Alexandra Leitão, líder parlamentar do PS

30-08-2024

"[PS e Chega] farão tudo para que o orçamento passe. Uns saem, outros entram, outros enchem o peito, outros mandam cartas, outros escrevem respostas, outros dizem que vão sair de coisas onde nunca estiveram... É uma novela."

Paulo Raimundo

31-08-2024

"O Partido Socialista nunca viabilizará um Orçamento de Estado que inclua ou tenha como pressuposto os regimes para o IRS e IRC que deram entrada na Assembleia da República."

Pedro Nuno Santos

01-09-2024

"Pedro Nuno Santos diz agora que está disponível para assinar um Orçamento de direita, desde que seja negociado com o Partido Socialista. E aqui andamos nós neste bailarico de Verão."

Mariana Mortágua, coordenadora do BE

01-09-2024

"Este é o momento dos empurrões, de falar alto, das linhas vermelhas, cor-de-rosa, laranjas, azuis e depois, quando for o momento (...) o que determinará são os objetivos destas forças, dos grupos económicos, que estão a procurar mais uma peça para cumprir os seus objetivos."

Paulo Raimundo

06-09-2024

"Eu quero [dizer] daqui, para ti, Luís, para ti e só para ti, que tu saibas que nós estamos mesmo prontos [para eleições legislativas antecipadas]. E que nem sempre aqueles que enganam e aqueles que traem ganham."

André Ventura, dirigindo-se ao primeiro-ministro e líder do PSD, Luís Montenegro, na abertura das jornadas parlamentares do Chega

09-09-2024

"Aquilo que nós temos em Portugal é um Governo que nestes cinco meses tem feito propaganda e tem enganado em várias áreas os portugueses com uma única coisa em mente: ter eleições antecipadas e prepararem-se para elas."

Pedro Nuno Santos, no discurso de abertura da Comissão Nacional do PS, em Coimbra

14-09-2024

"[O país quer que o Governo garanta] estabilidade, responsabilidade e sentido de futuro, [em vez de andar] à procura de crises existenciais, supérfluas, daqueles que só pensam em si, ou no seu próprio interesse."

Luís Montenegro

14-09-2024

"Se o Governo diz que não vai mexer no IRC das grandes empresas e no IRS jovem de quem ganha mais (...), vamos discutir com os outros partidos no parlamento as migalhas. (...) Parece que querem mesmo criar uma crise política e ir para eleições."

Rui Tavares, porta-voz do Livre

15-09-2024

"O Governo é um cata-vento neste momento, é para onde sobreviver politicamente."

André Ventura

15-09-2024

"Viabilizar um Orçamento de direita radical liberal e fazer oposição à esquerda não é praticamente impossível. É completamente impossível."

Mariana Mortágua

15-09-2024

"Quase que apostava que este orçamento vai ser viabilizado. Isto é tão contraditório. A gente vai ouvindo uma coisa e pensa assim 'já está', depois ouve outra e pensa assim 'não pode ser'."

Paulo Raimundo

15-09-2024

"Se porventura o orçamento não fosse aprovado, só haverá eleições ou se o Presidente da República quiser ou se o Governo quiser."

António Mendonça Mendes, deputado do PS

19-09-2024

"Ninguém sabe o que é que o PS quer."

António Leitão Amaro, ministro da Presidência

19-09-2024

"O primeiro-ministro está, desde 04 de setembro, a tentar marcar uma reunião com o secretário-geral do Partido Socialista. Porém, até agora isso não aconteceu devido à indisponibilidade recorrente do secretário-geral do Partido Socialista."

Comunicado do gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro

22-09-2024

"O único objetivo deste tipo de comunicação só pode ser o de desviar a atenção dos outros temas que estão a marcar a atualidade - como os incêndios que assolaram o país na semana passada -, e de criar indesejável instabilidade política."

Comunicado do PS

22-09-2024

"Neste momento tão doloroso para o país, haja alguma coisa para nós rirmos. Estão aí as cartas e a troca de cartas para nos rirmos."

Paulo Raimundo

23-09-2024

"Só não haverá Orçamento do Estado se o Governo não quiser e só haverá eleições antecipadas se o Governo ou o senhor Presidente da República quiserem."

Pedro Nuno Santos

23-09-2024

"Se não houver orçamento, há crise política e económica."

Marcelo Rebelo de Sousa

23-09-2024

"A conclusão que se pode retirar de um conjunto de declarações e de ações por parte do Governo é que o Governo não está interessado em negociar, nem em criar um bom ambiente negocial."

Pedro Nuno Santos, sobre as reuniões do Governo com o Chega e Iniciativa Liberal, não divulgadas à comunicação social

23-09-2024

"A ideia de um orçamento que é negociado à vez entre a extrema-direita e o Partido Socialista é uma aberração, uma aberração política."

Mariana Mortágua

23-09-2024

"Estamos, relativamente ao Orçamento, confiantes na sua aprovação porque estamos conscientes que os duodécimos não são solução."

Luís Montenegro, no Conselho Nacional do PSD

23-09-2024

"Só não haverá orçamento se o Governo não quiser, se o Governo não perceber que não tendo maioria absoluta tem de ceder ao PS."

Pedro Nuno Santos

24-09-2024

"Não vamos fechar o Orçamento do Estado sem conhecer aquelas que são as propostas do PS, porque há boa vontade da nossa parte para as podermos acolher."

Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares

24-09-2024

"O Governo escolheu o Partido Socialista para aprovar o Orçamento e agora eventualmente sentem que o PS já não está tão aí, mas deviam ter pensado nisso antes."

André Ventura

24-09-2024

"O contributo do Chega para esta novela é a recuperação da palavra irrevogável e já sabemos a ginástica que está associada à palavra: um mortal à frente, logo seguido de um flic flac à retaguarda."

Rui Rocha, num debate na Assembleia da República, requerido pela Iniciativa Liberal, sobre o "estado do Estado"

25-09-2024

"O apelo que aqui o Governo quer deixar é simples, direto e muito objetivo: deixem-nos governar, deixem-nos continuar a melhorar a vida dos portugueses."

Pedro Duarte

25-09-2024

Leia Também: Mais de seis meses de argumentos. O que já se disse sobre o OE?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório