Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

PCP contra eventual "afunilamento político" da gestora de Évora_2027

O PCP considerou hoje que "os últimos desenvolvimentos na construção" da Capital Europeia da Cultura (CEC) em Évora em 2027 "indiciam uma clara tentativa de afunilamento político" e criticou o "afastamento" de elementos que conduziram a candidatura.

PCP contra eventual "afunilamento político" da gestora de Évora_2027
Notícias ao Minuto

18/10/24 16:46 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Política PCP

Em comunicado divulgado hoje, a Direção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP defendeu que "a Capital Europeia da Cultura pertence a Évora, ao Alentejo e às suas gentes e agentes e não a outros interesses".

 

Por isso, pode ler-se, é "com enorme preocupação" que a estrutura comunista disse estar a ver "os últimos desenvolvimentos na construção da Capital Europeia da Cultura", que "indiciam uma clara tentativa de afunilamento político e não o interesse de Évora_2027".

O comunicado do PCP surge após as demissões, apresentadas na assembleia-geral de quinta-feira da associação gestora da CEC e anunciadas hoje, das até agora coordenadora e diretora de comunicação de Equipa de Missão Évora_27, Paula Mota Garcia e Marisa Miranda, respetivamente.

A nova Associação Évora 2027, cujo decreto-lei de criação foi publicado em Diário da República no final de 2023, tem como presidente indigitada a jurista Maria do Céu Ramos, que ainda não tomou posse, assumindo como missão planear, promover, desenvolver e executar a iniciativa E´vora_27 Capital Europeia da Cultura, de acordo com o que está inscrito no dossiê de seleção.

Para esta associação, foram recentemente nomeados, em assembleia-geral, por maioria, o economista António Costa da Silva e o consultor Bruno Fraga Braz como diretores Financeiro e de Comunicação e Alcance, respetivamente.

Esta entidade é formada pelo Estado, Câmara de Évora, Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Universidade de Évora, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

No comunicado de hoje, a DOREV do PCP lamentou que tenha "sido preterida a proposta de nomeação" de Marisa Miranda para a direção de comunicação da Associação Évora 2027, apesar do "intenso e notável trabalho" que desenvolveu.

"Também a coordenadora [Paula Mota Garcia], após prestar informação detalhada do enorme, notável e decisivo trabalho da Equipa de Missão, anunciou a sua desvinculação" da CEC, lamentou o PCP.

A DOREV qualificou como "de enorme gravidade para o projeto Évora_2027, em construção, o afastamento destas duas responsáveis que tiveram um papel determinante na elaboração da candidatura e na obtenção do título" de CEC.

A estrutura do PCP insistiu nas críticas ao que considera ser "o caminho de afunilamento político delineado para a direção da Associação Évora 2027, pela desconsideração para com a Equipa de Missão" e disse recear a possível "descaracterização ou mesmo comprometimento do projeto", condenando "o papel do PSD, mas também do PS neste processo".

"Apesar das insistências constantes, desde janeiro de 2023, por parte do município de Évora, junto dos Governos PS e PSD/CDS, continuam por definir importantes fontes de financiamento de Évora_2027", criticou.

Como exemplo, o PCP indicou que "não se conhece o financiamento comprometido através de fundos comunitários" ou "o financiamento para o Pavilhão Multiúsos ou para o Centro Nacional de Dança", pelo que é "imprescindível" que o Governo "defina urgentemente" e garanta as verbas necessárias à iniciativa.

Leia Também: PS confirmou convergência com Governo no "favorecimento de grupos económicos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório