Açores. Governo destaca "credibilidade" nos mercados externos. PS critica

O Governo Regional destacou hoje a credibilidade dos Açores junto dos mercados externos, enquanto o PS alertou para um arquipélago "financeiramente de rastos" e o Chega pediu rapidez na privatização da Azores Airlines.

Notícia

© ALRAA

Lusa
25/11/2024 14:55 ‧ 25/11/2024 por Lusa

Política

Governo dos Açores

Durante a discussão do Plano e Orçamento da região para 2025, que decorre na Assembleia Legislativa, na Horta, o secretário das Finanças do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), Duarte Freitas, acusou o PS de "prejudicar o nome dos Açores" por considerar um resgate a transferência extraordinária de 75 milhões de euros do Orçamento do Estado (OE) para a região.

 

Contudo, sublinhou, a região goza de "crédito junto dos mercados internacionais".

"[O PS] só prejudicaria se não fosse a credibilidade da região nos mercados externos. Não está a fazer política interna, estão a prejudicar o nome dos Açores lá fora", criticou o governante, durante a discussão sobre a área das finanças e administração pública.

Pelo PS, o deputado Carlos Silva alertou que o "saldo comercial deficitário da região hoje em dia é quatro vezes superior a 2019" e que a dívida pública "cresceu 40% em quatro anos, acima da riqueza produzida".

"A região está financeiramente de rastos", avisou o socialista.

Na resposta, Joaquim Machado, do PSD, afirmou que a transferência extraordinária da República - uma "notícia boa dos Açores" - é um "problema para o PS", acusando os socialistas de criarem uma "narrativa de que a região está falida" e apenas lançarem críticas e não apresentarem soluções.

O Chega também destacou o aumento da dívida pública açoriana e insistiu que o Governo Regional "não pode continuar a marcar passo" no processo de privatização da Azores Airilines/SATA Internacional.

"Ou privatizamos a SATA Internacional, que é esta âncora que puxa os Açores para o fundo, ou fechamos de vez", defendeu.

O líder do Chega nos Açores voltou também a avisar que o partido poderá apresentar uma queixa à Comissão Europeia devido à falta de resposta da SATA sobre a situação económica do grupo, tal como já tinha referido em declarações à agência Lusa na sexta-feira.

Da parte do Governo Regional, o secretário das Finanças prometeu que o executivo regional vai "honrar o compromisso com Bruxelas" e "defender os interesses dos Açores" na privatização da Azores Airlines.

"Há uma via de diálogo aberto entre o conselho de administração e o consórcio", adiantou, sem especificar.

Em 27 de setembro, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Ponta Delgada considerou improcedente a providência cautelar interposta pelo consórcio Newtour/MS Aviation contra a decisão do Governo Regional de cancelar o concurso de privatização da Azores Airlines.

Em reação à decisão, o Newtour/MS Aviation indica que a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal "confirma que o processo de privatização da Azores Airlines continua em andamento".

O Orçamento dos Açores para 2025, que define as linhas estratégicas do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM para o próximo ano, atinge os 1.913 milhões de euros, dos quais cerca de 819 milhões são destinados aos investimentos previstos no Plano.

O parlamento dos Açores é composto por 57 deputados, 23 dos quais da bancada do PSD, outros 23 do PS, cinco do Chega, dois do CDS-PP, um do IL, um do PAN, um do BE e um do PPM.

Leia Também: Chega/Açores fala de democracia na discussão do Orçamento Regional

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas