Rui Rio, ex-líder do Partido Social Democrata (PSD) comentou, na noite desta quarta-feira, as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa, que afirmou também ontem que não terá saudades de ser Presidente da República - e prometeu que jamais falará de política nessa nova fase, em que planeia dedicar-se a atividades nas escolas básicas e secundárias.
"Nunca mais falará de política… nem que Cristo desça à Terra", escreveu Rio numa breve mensagem na rede social X (antigo Twitter).
De recordar que o atual chefe de Estado fez esta declaração aos jornalistas no fim da sua visita aos Países Baixos, depois de uma receção que ofereceu aos reis Willem-Alexander e Máxima, e de ter feito um discurso de despedida em que disse que se ia embora com saudade.
Interrogado se vai saudades ter da vida de Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Nenhuma, nenhuma. Nenhuma, neste sentido, a minha vida foi sempre assim: tenho uma vida enquanto tenho essa vida, terminada essa fase começa uma outra fase completamente diferente".
Nunca mais falará de política … nem que Cristo desça à Terra. ️ https://t.co/kmSkbsX2Oe
— Rui Rio (@RuiRioPT) December 11, 2024
O Presidente da República já pensou como será essa "outra fase", quando terminar o segundo mandato, em 9 de março de 2026: "Primeiro, não falar mais de política, é logo uma coisa importante, é uma opção que um ex-Presidente tem que fazer".
"Uns fazem de uma maneira, outros fazem de outra. Eu tenciono fazer da maneira que é: não intervir, não falar, não me pronunciar", prometeu, acrescentando que não fará qualquer tipo de comentário político: "Nem televisões, nem rádios, nem jornais, nada disso".
"Já tivemos chefes de Estado que fizeram isso. Portanto, é possível fazer", considerou.
Já questionado sobre candidaturas presidenciais, o Presidente da República reiterou que não comenta nenhuma, ainda menos a seu "potencial sucessor", porque seria "uma violação da neutralidade escandalosa", apenas assiste "em silêncio, completamente", a esse processo.
Leia Também: Presidenciais a desenhar-se com muitos pré-candidatos e poucas certezas