O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, não garantiu que o partido se una ao PSD em caso de recandidatura de Carlos Moedas à Câmara Municipal de Lisboa, deixando apenas claro que a IL vai "apresentar-se com os seus próprios candidatos e listas" nas eleições Autárquicas, sem querer referir especificamente o caso da capital.
"Em qualquer sítio e cenário, o que faz sentido é que a Iniciativa Liberal analise a possibilidade de algum entendimento, que será a título excecional, se for para mudar coisas que precisem de ser mudadas e para uma solução vencedora. Temos uma particularidade: os núcleos da IL têm uma grande autonomia e confio muito neles. Devemos, na generalidade dos casos, apresentar as nossas ideias", esclareceu Rui Rocha, em entrevista à SIC Notícias.
Desafiado a fazer um balanço do trabalho de Moedas na autarquia, Rui Rocha criticou as taxas de derrama e a crise imobiliária.
"As derramas em Lisboa continuam pelos valores máximos. Uma solução onde a Iniciativa Liberal possa participar implica sempre que isso seja revisto. Temos uma crise imobiliária e precisamos de soluções mais dinâmicas. Para fazer igual não vale a pena a IL estar incluída em qualquer solução", apontou o líder da Iniciativa Liberal.
Candidato da IL às Presidenciais vai trazer "novidade e frescura"
Em relação às presidenciais, Rui Rocha garantiu que, caso seja reeleito nas eleições internas do partido, irá propor, "no momento próprio", um perfil que represente o "espaço liberal" e mereça a adesão da IL.
"Depois os órgãos do partido pronunciar-se-ão. Tenho a expectativa de que o perfil em causa possa merecer a adesão dos membros da Iniciativa Liberal. Confio que os órgãos de partido validarão no momento próprio e encontrarão o entusiasmo", afirmou.
O liberal não revelou, no entanto, o nome que irá propor para representar o partido. Adiantou apenas que será um "perfil diferente".
"É uma pessoa que está preparada, mas traz novidade e frescura ao debate presidencial, que espero que aconteça. Os candidatos de que se tem falado são associados já à vida política e nós queremos trazer novidade, frescura, que não estejam ainda contaminados", acrescentou Rui Rocha.
Leia Também: Alexandra Leitão e a candidatura: "Lisboa é a minha cidade. Enorme honra"