Em comunicado, a IL adianta que o Conselho Nacional liberal, que se reuniu hoje em Ílhavo, distrito de Aveiro, pela primeira vez após a IX Convenção do partido, "aprovou por unanimidade e forte ovação o apoio à candidatura de Mariana Leitão às eleições presidenciais" após um "discurso emocional sobre a sua mensagem e ambição para o país".
De acordo com a mesma nota, os conselheiros nacionais da IL também aprovaram, com uma abstenção, a candidatura às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que será encabeçada por Gonçalo Maia Camelo, atual coordenador da IL/Madeira.
As eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira estão agendadas para 23 de março.
Já as eleições presidenciais estão previstas para janeiro de 2026.
O anúncio de que Mariana Leitão seria candidata às presidenciais de 2026 foi feito pelo presidente dos liberais, Rui Rocha, no último fim de semana, na IX Convenção Nacional da IL, que decorreu em Loures.
Mariana Leitão, 42 anos, gestora, é líder parlamentar da IL, eleita deputada pela primeira vez em 2024, enquanto "número dois" pelo círculo eleitoral de Lisboa.
Foi chefe de gabinete do Grupo Parlamentar entre 2022 e 2024 e, entre 2020 e 2022, presidente do Conselho Nacional. É licenciada em Relações Internacionais e aderiu à IL em 2019, já tendo sido igualmente deputada municipal em Oeiras.
Leia Também: Belém? Raimundo diz que PCP não deixará de ter "voz" e critica "frenesim"