Continuam as queixas contra emails e SMS de Costa e Seguro
António Costa e António José Seguro estão na corrida pela liderança do PS. Com as eleições primárias agendadas para o próximo dia 28, as duas candidaturas têm feito de tudo para angariar eleitores, incluindo, escreve o Observador, o envio de emails ou SMS a pessoas que, alegadamente, não terão dado qualquer autorização para o efeito.
© DR
Política Propaganda
Escreve o Observador que têm chegado à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) várias queixas de pessoas que receberam emails e/ou SMS de propaganda política, tanto por parte da candidatura de Seguro, como da candidatura de Costa. Em causa, está o facto de não ter sido dada autorização pelos queixosos para que os seus dados fossem utilizados.
A mesma fonte assegura que as reclamações começaram a chegar à CNE e à CNPD há cerca de três semanas e não têm parado.
Em declarações a Observador, fonte da CNPD confirmou que já chegaram “cerca de duas dezenas de queixas” relativamente à candidatura de António Costa. As mesmas têm sido reencaminhadas pela CNE a quem as pessoas se dirigem primeiro, contudo, fonte da instituição sublinha que “não temos nada a ver com eleições internas”.
As queixas começaram a surgir em agosto e segundo o Diário de Notícias apenas uma diz respeito à candidatura de António José Seguro.
Segundo o Observador, se se vier a comprovar alguma ilegalidade no acesso aos emails e números de telefone de milhões de pessoas, os candidatos arriscam uma multa que pode ir dos 1.500 aos 5 milhões de euros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com