Candidatos "são os 'novos salvadores'. É o tempo da fantasia"
O ex-vereador da Câmara de Lisboa dedica hoje a sua coluna de opinião no Diário de Notícias ao candidatos presidenciais comparando-os às “flores que desabrocham neste abril” de primavera.
© Global Imagens
Política Fernando Seara
“Vivemos, em termos políticos, verdadeiros tempos de fantasia” dos quais não podemos ignorar a “’democracia da desconfiança’”, na qual “’o sufoco fiscal’” ganha uma relevância crescente” e o “’populismo’” é um dos grandes aliados.
Na coluna de opinião ‘Da fantasia à realidade’, que hoje assina no Diário de Notícias, o ex-vereador da Câmara de Lisboa destaca que esta democracia “produz um conjunto de ‘fantasias’ que levam alguns a considerarem-se os salvadores do nosso ‘sistema político’ e, logo, de Portugal”.
É, aliás, isso que “estamos, neste abril, a ver desabrochar, tal como flores e as suas festas, múltiplos candidatos presidenciais. São os ‘novos salvadores’”, sendo que, salienta Seara, “alguns [desses candidatos] assumem poderes presidenciais que a Constituição não permite”.
Mas há mais críticas. Outros há que “dizem-nos como vão governar como se decretassem que Belém e São bento se vão fundir. É o tempo da fantasia”, contesta.
Por isso, “é urgente que se regresse à realidade. À realidade ‘real’. A realidade do possível. A realidade que, bem sabemos, nos condiciona. Externa e, logo, internamente”. Este “é o desafio a que estamos sujeitos. Entre a fantasia, os seus protagonistas e a realidade”, conclui Fernando Seara.
Leia aqui o artigo na íntegra.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com