Conheça as origens da Festa do Pontal, a rentrée do PSD
No próximo ano a Festa do Pontal celebra o seu 40º aniversário.
© LUSA
Política Quarteira
No dia em que tem lugar a Festa do Pontal, na Quarteira, o jornal i recuou até à década de 70 para chegar às origens daquela que é a rentrée política do PSD.
Em 1976 era Francisco Sá Carneiro o líder do então PPD quando foi “criado, de improvido, com pouca gente, o hábito de marcar a mensagem política que iria presidir nos próximos meses”. Quem o diz ao jornal i é Marcelo Rebelo de Sousa, um dos fundadores do atual PSD.
Quase uma década depois, a Festa do Pontal conhece o seu ponto mais alto de sempre.
“Em 1985, Cavaco sobe à liderança do partido e assistimos à primeira recuperação em vida da Festa do Pontal, ainda na mata”, recordou ao i Mendes Bota, ex-líder da distrital do PSD/Algarve.
Dez anos depois estava montada a “máquina sofisticada” em que se transformou o Pontal, diz Rebelo de Sousa. Nesse mesmo ano, em 1995, teve lugar um momento que, na ótica do comentador político, foi muito “divertido”.
“Nesse ano, António Guterres decide fazer um comício ao lado, fazendo um Pontal quase idêntico. Com poucos metros a distanciá-los ouvíamos de um lado Fernando Nogueira e Guterres do outro. Dois pontais a ver quem ganhava”, recordou Rebelo de Sousa.
Dois anos após este episódio, o professor catedrático teve a responsabilidade de “recuperar o Pontal histórico, feito na militância de base”.
Mendes Bota recorda que o “partido não tinha dinheiro”. “Para que houvesse festa o Marcelo passou-me um cheque de cinco mil contos”, afirma. “Foi a despesa singular mais cara que tive na política”, garante, divertido, Rebelo de Sousa.
Em 1999 a Quarteira é trocada pela Póvoa de Varzim pelo então líder social-democrata, Durão Barroso. “Um disparate”, garante o professor catedrático.
Em 2008 foi a vez de Manuela Ferreira Leite dar uma ‘nega’ ao Pontal e, em 2011, Pedro Passos Coelho regressou ‘à base’ da rentrée política. Contudo, um ano depois a Festa foi transferida para um hotel, também no Algarve. Sempre se disse que a mudança de lugar da festa estava relacionada com as fortes manifestações que se faziam sentir um pouco por todo o país.
Este ano, a Festa do Pontal vai realizar-se, como quase sempre, na Quarteira, mas 2015 traz uma novidade: Paulo Portas. Esta será a primeira vez que um parceiro de coligação sobe ao palco do Pontal para o partilhar com o líder social-democrata.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com