"Há quem tenha plano A e plano B, nós estamos tranquilos"
O presidente dos sociais-democratas referiu hoje, numa alusão ao PS, que há quem tenha plano A e plano B para após as legislativas, e acrescentou que a coligação PSD/CDS-PP aguarda com tranquilidade a escolha dos portugueses.
© DR
Política Passos
"Há quem tenha plano A, plano B e não sei quantos outros planos. Temo-nos habituado nesta campanha a ver realmente os ziguezagues, a inconstância daqueles que disputam as eleições connosco. Tenho a certeza de que os eleitores estão atentos e não deixarão de fazer a sua própria avaliação", declarou Pedro Passos Coelho, acrescentando que, da parte da coligação PSD/CDS-PP, o que existe é "serenidade e tranquilidade" face às eleições de domingo.
O presidente do PSD deixou esta mensagem num almoço de campanha com jovens, em Lousada, no distrito do Porto, durante o qual afirmou que "Portugal está a diminuir o rácio da dívida e estará a diminuir a sua dívida também", comentando dados do Banco de Portugal.
"Vimos confirmado o que há mais de uma semana soubemos através do Instituto Nacional de Estatística (INE): que até ao final deste ano a dívida pública portuguesa passará de um valor de cerca de 130% do Produto Interno Bruto (PIB) em dezembro de 2014 para pouco mais de 125% até ao final deste ano", mencionou.
O presidente do PSD, que fez uma intervenção de 20 minutos, completou: "Quer dizer, não obstante aquilo que foram as reclassificações estatísticas e os efeitos meramente contabilísticos que foram adotados pelas instituições que contabilizam estas matérias e que foram comunicados a Bruxelas, Portugal está a diminuir o rácio da dívida e estará a diminuir a sua dívida também".
Antes, Passos Coelho enquadrou esta questão dizendo que "ainda há pouco mais de uma semana" o INE tinha divulgado a Bruxelas "o procedimento por défice excessivo, aonde está retratada a dívida pública" portuguesa, e que "hoje o Banco de Portugal atualizou essas séries estatísticas a partir de 2011".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com