"PS devia dirigir-se a quem nos últimos anos foi tratado abaixo de cão"
Historiador e militante do PSD, Pacheco Pereira não se tem poupado a críticas a Passos Coelho.
© DR
Política Pacheco Pereira
Pacheco Pereira considera que o PS cometeu um erro de estratégia na campanha eleitoral, por se ter dirigido “a um centro que não existia”.
Na extensa entrevista ao historiador que o jornal i publicou este sábado, Pacheco Pereira considera que o PS “devia dirigir-se às pessoas que perderam a sua dignidade e as suas condições de vida. “Devia dirigir-se às pessoas que nos últimos anos foi tratado abaixo de cão”, defende.
Na perspetiva do social-democrata, o PSD atual está longe do chamado centro, algo que resulta das políticas levadas a cabo.
“A classe média, um importante fator de modernização depois do 25 de Abril, foi destruída por uma política radical”, afirma, acrescentando que “a classe média foi radicalizada: uma parte para a direita outra para a esquerda”. Razão pela qual “em 2015 não há centro”, do ponto de vista político, na sociedade portuguesa.
Sobre a perspetiva de um governo de Esquerda, diz Pacheco Pereira que “o programa máximo do PCP e do Bloco é a revolução: é mudar as relações económicas e sociais”. Porém, nesta fase, “um acordo mínimo pode ser muito importante. Significa dar àqueles que nos últimos anos sofreram uma folga considerável”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com