Contas de Mário Centeno "são um pouco sobrestimadas"
O economista João Duque mostra algumas reservas quanto à teoria do possível futuro ministro das Finanças.
© Global Imagens
Política João Duque
Em entrevista à Rádio Renascença, João Duque analisou as contas do socialista Mário Centeno, considerando que a receita pode não ser a esperada.
Os ganhos para a economia obtidos "através do efeito de um aumento da despesa e de uma redução da receita fiscal são um pouco sobrestimados", defendeu o economista, sustentando que "isso levará com certeza a um comportamento não tão favorável da economia portuguesa".
O possível futuro ministro das Finanças, Mário Centeno, declarou que a recuperação de rendimentos dos portugueses, conjugada com o aumento do consumo, terá efeitos benéficos sobre a economia e as contas públicas. No entanto, João Duque diz ter reservas quanto a esta teoria.
"Há um ambiente, que decorre dos acordos com o Bloco de Esquerda e o PCP, que não propicia o quadro mais saudável para estimular os empresários e as empresas para o investimento em Portugal e para a atração do investimento estrangeiro", referiu, acrescentando que "esse ambiente não está quantificado no modelo".
João Duque deixou ainda o alerta para o facto de as ideias de Mário Centeno poderem ser tão arriscadas como as de Vítor Gaspar, que trouxe a austeridade, recordando que "o que falta é tempo para aplicar medidas com alguma calma".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com