Os quatro pilares de Costa rumo a São Bento
Carlos César, Ana Catarina Mendes, João Galamba e Pedro Nuno Santos serão os pilares de apoio a um governo socialista.
© Global Imagens
Política Governação
Para pôr em prática a "solução governativa estável, duradoura e credível", ontem pedida pelo Presidente da República, António Costa faz quatro apostas de peso.
Segundo o Diário de Notícias, Carlos César, Ana Catarina Mendes, João Galamba e Pedro Nuno Santos serão os principais pilares do secretário-geral do PS.
Carlos César é apontado como o "n.º 2” de um governo socialista. O presidente do partido e líder da bancada do PS será, se Costa for indigitado, o porta-voz do governo no Parlamento.
Ana Catarina Mendes tem dado a cara no final das reuniões da conferência de líderes e foi agora escolhida como "primeira vice-presidente" da bancada do PS. Costa quer ainda que, no seu Governo, a deputada seja secretária-geral adjunta do PS.
João Galamba, atual secretário nacional, será responsável pela comunicação e porta-voz do partido.
Já Pedro Nuno Santos, escolhido como secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares socialista, terá ainda de coordenar as negociações com as outras bancadas no Parlamento.
Recorde-se que o secretário-geral socialista foi esta segunda-feira ao Palácio de Belém, tendo o Presidente da República exigido repostas a seis questões-chave. Os socialistas remeteram os esclarecimentos a Cavaco Silva ainda ontem, sendo que está agendado para esta manhã, pelas 11h00, um novo encontro entre António Costa e o chefe de Estado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com