Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Primeiros-ministros Portugal e Cabo Verde prestam homenagem na quarta

Os primeiros-ministros de Portugal, António Costa, e de Cabo Verde, José Maria Neves, vão prestar homenagem na quarta-feira ao papel desempenhado no processo de descolonização pelo presidente honorário socialista, Almeida Santos, que faleceu na segunda-feira à noite.

Primeiros-ministros Portugal e Cabo Verde prestam homenagem na quarta
Notícias ao Minuto

14:18 - 19/01/16 por Lusa

Política Almeida Santos

António Costa falava aos jornalistas em conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, após ser questionado se mantinha na quarta-feira o seu programa de visita oficial a Cabo Verde.

"Vou manter o programa oficial e, certamente que na quarta-feira, que é um dia muito importante em Cabo Verde - o Dia dos heróis da Nação - certamente que haverá ocasião para também prestarmos uma homenagem a Almeida Santos. Como disse o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, Almeida Santos teve também um papel decisivo na História de Cabo Verde", disse.

Logo na sua primeira declaração, na conferência de imprensa, António Costa referiu-se ao papel desempenhado por Almeida Santos, enquanto ministro da Coordenação Interterritorial após o 25 de Abril de 1974, para a concretização das independências dos países africanos de expressão oficial portuguesa - "um processo que pudemos celebrar no ano passado quando fez 40 anos".

"Estamos perante um momento de tristeza partilhada por todos e a melhor forma de rendermos homenagem ao seu combate e luta pelo que nos legou é prosseguirmos este novo ciclo histórico que se abriu há 40 anos quando se firmaram os acordos pela independência, designadamente de Cabo Verde", declarou.

O antigo presidente da Assembleia da República e presidente honorário do PS morreu na segunda-feira em sua casa, em Oeiras, com 89 anos, pouco antes da meia-noite, depois de se ter sentido mal após o jantar.

O corpo de António Almeida Santos vai estar hoje, a partir das 17:00, em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, e será cremado na quarta-feira no cemitério do Alto de São João, também em Lisboa, pelas 14:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório