Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

MPLA consternado com morte de "militante ativo na luta anticolonial"

O vice-presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Roberto de Almeida, transmitiu hoje ao PS português "profunda consternação" pela morte de António de Almeida Santos, que classificou como "militante ativo na luta anticolonial".

MPLA consternado com morte de "militante ativo na luta anticolonial"
Notícias ao Minuto

16:30 - 19/01/16 por Lusa

Política Almeida Santos

Em mensagem enviada ao secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, e à qual a Lusa teve acesso, o partido no poder em Angola destaca ainda a "figura eminente da política portuguesa".

"Contribuiu, de forma decisiva, no processo de descolonização de Angola, que conduziu à proclamação da independência nacional e, posteriormente, no processo de estabelecimento de relações entre Angola e Portugal, assentes no respeito mútuo e na reciprocidade de vantagens", lê-se na mensagem dirigida pela segunda figura do MPLA.

Com a morte do ex-presidente do PS, refere ainda Roberto de Almeida na mensagem de condolências em nome da direção do partido - liderado por José Eduardo dos Santos -, "Portugal perde um respeitado intelectual, nacionalista convicto e um dos precursores da democracia".

Em janeiro de 1975, nas funções de ministro da Coordenação Interterritorial, Almeida Santos integrou a delegação portuguesa que assinou o denominado Acordo de Alvor, no Algarve, de entendimento e partilha de poder após a independência entre o MPLA, UNITA e FNLA, os três movimentos de libertação de Angola.

O ex-presidente da Assembleia da República e do PS morreu na segunda-feira em sua casa, em Oeiras, com 89 anos, pouco antes da meia-noite, depois de se ter sentido mal após o jantar, disse fonte da família à agência Lusa.

Segundo fonte da família, o corpo será cremado na quarta-feira pelas 14:00, não havendo lugar a cerimónias religiosas, respeitando assim a vontade do antigo ministro e presidente da Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório