“Não há política ambiental bem-sucedida sem o apoio dos cidadãos”
Para Edite Estrela, prevenir é melhor que remediar, mas é preciso que os cidadãos ajam em conformidade das preocupações que têm com o ambiente.
© Global Imagens
Política Edite Estrela
A socialista Edite Estrela debruçou-se sobre a “complexidade dos problemas ambientais” e as políticas a esse respeito num artigo de opinião publicado no site Acão Socialista.
Atualmente, a complexidade dos problemas ambientais exige uma abordagem mais integrada”, começa por escrever Edite Estrela. Contudo, “felizmente, assiste-se a uma mudança de atitude: em vez de se agir para remediar a situação, já se está a agir para prevenir a degradação ambiental. Prevenir em vez de remediar, deve ser o lema que norteia a ação”, vinca a socialista. “E está provado que prevenir é mais eficaz e mais barato que remediar”, acrescenta ainda.
Isto, para “saudar as recentes medidas anunciadas” pelo Governo de António Costa, para “preservar a floresta e prevenir os fogos florestais e para preservar a qualidade do ar, disponibilizando alguns milhões de euros para subsidiar a aquisição de veículos elétricos”.
Apesar de aplaudir as medidas, Edite Estrela defende que não são suficientes para resolver o problema. “É igualmente necessário que elas sejam devidamente utilizadas. As responsabilidades não são exclusivas dos governantes. Há responsabilidades legais e de cidadania”, ajuíza a socialista para quem “não há política ambiental bem-sucedida sem o apoio e a participação dos cidadãos”.
Apesar dos cidadãos estarem hoje “mais despertos para a importância do ambiente”, "as preocupações não bastam. É preciso fazer. É preciso que cada um cumpra a sua parte”, conclui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com