Até se pode pagar menos IRS, "mas todos pagam mais impostos indiretos"
Deputado social-democrata comentou esta sexta-feira o que espera do próximo Orçamento.
© Global Imagens
Política Duarte Pacheco
É esta sexta-feira que chega à Assembleia da República o documento referente ao Orçamento do Estado para o próximo ano.
Duarte Pacheco, deputado do PSD, falou à antena da SIC Notícias sobre o que espera do que aí vem.
“Nós não temos ainda a proposta do Orçamento, portanto estamos a falar do que veio a público, ainda não conhecemos pormenores. Mas o que nós temos sabido é que vamos continuar em estagnação económica”, disse.
Haverá também, afirmou ainda Duarte Pacheco, “aumento de impostos indiretos, seja nos combustíveis, seja sobre produtos que tenham açúcar, sobre o património, sobre as vistas, sobre o sol, não interessa, o que interessa é arrecadar dinheiro para o Estado”, protestou em tom irónico.
Sobre o último ano, o deputado do PSD considerou ainda que “diziam que [a carga fiscal] ia diminuir. Não diminuiu. Tenho dúvidas sobre se algum dos partidos à Esquerda que aprovaram a proposta do Orçamento aprovariam a execução do Orçamento”. “Mais importante do que intenções ou promessas vãs é a concretização”, concretizou.
Já sobre o que esperar deste próximo Orçamento, que hoje será entregue, Duarte Pacheco sublinhou que haverá uma “recomposição” que faz com que quem pague IRS “até possa pagar um pouco menos eliminando a sobretaxa, mas todos pagam mais impostos indiretos”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com