Autárquicas? PS "que ande pelos próprios pés", diz CDU
PCP e Partido Ecologista Os Verdes (PEV) renovaram hoje a parceria para a Coligação Democrática Unitária (CDU) nas eleições autárquicas de setembro/outubro de 2017, aconselhando o PS a andar "pelos próprios pés".
© Reuters
Política Coligação
"O nosso objetivo não é fortalecer o PS, é dar mais força, expressão, influência à CDU. O PS que ande pelos seus próprios pés", afirmou o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, sobre a possibilidade de vir a negociar com os socialistas alguns acordos locais, depois de uma reunião com responsáveis ecologistas na sede nacional do PEV.
"Os Verdes", desde a sua fundação, em 1982, concorreram sempre às eleições legislativas, autárquicas ou europeias em coligação, primeiro na Aliança Povo Unido (APU) e, a partir de 1987, na atual Coligação Democrática Unitária (CDU), sempre com os comunistas.
"No plano da batalha das autárquicas, há a afirmação da nossa parte que iremos concorrer no todo nacional - e propusemos ao PEV - sob a sigla da CDU, sem exceção, porque consideramos que é um espaço amplo, democrático, onde participam milhares de independentes que se reveem no projeto", adiantara o líder do PCP.
A líder parlamentar do PEV, Heloísa Apolónia, confirmaria depois a decisão de formalizar a coligação.
"Os Verdes e o PCP concorrerão na CDU. Aquilo que demonstrámos é que temos agora um grande caminho de continuação do bom trabalho desempenhado, de envolvimento de muitos cidadãos, para o engrandecimento deste projeto, que tem um trabalho autárquico desenvolvido de grande proximidade com as populações", concluiu.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com