Bloco faz "análise partilhada" do PCP sobre UE e problema da dívida
O dirigente bloquista Jorge Costa assinalou hoje que o BE partilha com o PCP a análise de que é essencial reestruturar a dívida e que o rompimento com o tratado orçamental deve estar em cima da mesa.
Política Jorge Costa
"Existe uma análise partilhada com o PCP no que diz respeito à União Europeia e à necessidade de reestruturação da dívida pública portuguesa, que é o desafio essencial da economia portuguesa neste momento", afirmou Jorge Costa, da Comissão Política bloquista, que integrou a delegação do BE à sessão de encerramento do XX Congresso do PCP, em Almada.
Jorge Costa saudou a reeleição de Jerónimo de Sousa como secretário-geral comunista, afirmando que o BE acompanhou os trabalhos do Congresso com "interesse e muito empenho" já que os dois partidos fazem parte da "solução política" que permitiu a viabilização do Governo PS.
Questionado sobre as conclusões do Congresso, que reclamou a libertação dos "constrangimentos do euro" e a renegociação da dívida como prioridades, Jorge Costa disse que o BE "defendeu sempre uma reestruturação da dívida" e que um cenário de rompimento com o tratado orçamental tem de estar em cima da mesa.
"Se encontrarmos o mesmo bloqueio, o mesmo muro de betão que foi posto ao desenvolvimento dos países da periferia do euro com a imposição de uma divida insustentável, então Portugal terá de fazer outras opções, terá de romper com o tratado orçamental e recuperar instrumentos essenciais como é o caso da política monetária e essa opção tem de estar em cima da mesa", disse.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com