É preciso “mobilizar todos os esforços contra esta direita radical"
Socialista Tiago Barbosa Ribeiro teme política de Trump e apela a esforços contra medidas radicais.
© Global Imagens
Política Barbosa Ribeiro
Tiago Barbosa Ribeiro considera que a situação vivida, atualmente, nos EUA faz lembrar "a loucura" de 1930, mas considera que ainda se veem sinais de “esperança”.
As medidas impostas por Donald Trump, defende o socialista, provam que “não devia separar-se esquerda e direita, progressistas e conservadores, mas sim a decência da indecência”, ilustrando com imagens e relatos do que aconteceu após “a aprovação de legislação protofascista nos EUA de Trump”.
“Famílias separadas, pessoas impedidas de entrar em aviões rumo aos Estados Unidos, alertas para regresso preventivo de trabalhadores estrangeiros, refugiados sem refúgio, detenções arbitrárias, medo, receio, anos de espera que acabam por ruir em minutos mesmo com toda a documentação aprovada”, fornece como exemplo.
Contudo, a situação dramática mostrou também um lado positivo: “multiplicam-se manifestações muito participadas nos EUA, uma juíza impediu a deportação de refugiados, há relatos de advogados a trabalharem voluntariamente nos aeroportos para habeas corpus aos cidadãos ‘banidos’ que estavam em trânsito e o Canadá anunciou-se como um porto seguro para quem ficou à porta dos EUA”.
O deputado socialista considera que, “pela democracia”, é preciso “mobilizar todos os esforços contra esta direita radical que nos lança na vertigem do ódio e da intolerância.”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com