Trabalhadores da Autoeuropa não são "peças no tabuleiro da politiquice"
Miguel Tiago responde às acusações de instrumentalização política da greve da fábrica de produção de automóveis de Palmela.
© Global Imagens
Política Miguel Tiago
O PS de Setúbal afirmou, esta quinta-feira, através de comunicado, que a greve na Autoeuropa ficou marcada por “tentativas de instrumentalização política” dos seus trabalhadores e que esse facto acaba por “colocar em risco o sucesso da empresa e, por essa via, o emprego de muitos milhares de pessoas”.
Já a presidente do CDS-PP assinalou que esta greve histórica, que ocorreu na quarta-feira, serviu como “palco de outras guerras”, nomeadamente de “forças que pretendem conquistar aquele espaço de reivindicação laboral”. “É basicamente uma guerra entre a área mais afeta à CGTP e ao PCP e a área mais afeta ao Bloco de Esquerda”, acusou Assunção Cristas.
Miguel Tiago (PCP) recorreu ao seu perfil de Facebook para comentar o caso. “Será que acusam o PCP de estar a instrumentalizar a luta dos trabalhadores da Autoeuropa porque assumem que os instrumentalizavam quando não havia luta?”, questiona.
O deputado comunista apela a que os trabalhadores não sejam vistos “como peças no vosso tabuleiro de politiquice”. “Não nos meçam pela vossa bitola, BEs e demais partidos da burguesia”, atirou.
Recorde-se que esta foi a primeira greve da Autoeuropa por razões laborais. A fábrica de automóveis de Palmela interrompeu a produção na quarta-feira em protesto contra o trabalho aos sábados que está previsto nos novos horários de 18 turnos por semana. Além do transtorno de trabalhar ao fim de semana, os trabalhadores reclamam que a compensação financeira atribuída não é justa, pois é inferior ao que receberiam pelo trabalho extraordinário aos sábados.
A administração da Autoeuropa prometeu ouvir os sindicatos, tendo já marcado uma reunião para o próximo dia 7 de setembro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com