A vitória de Rui Moreira na Câmara Municipal do Porto parecia um dado adquirido, sendo a principal dúvida saber se a conseguiria com ou sem maioria absoluta.
No entanto, uma sondagem da Universidade Católica Portuguesa para o Jornal de Notícias, prevê um empate técnico entre o atual presidente da Câmara e o candidato do PS, Manuel Pizarro (com 34% e 33% das intenções de voto respetivamente).
Esta surpreendente sondagem gerou de imediato euforia entre os socialistas, nomeadamente na rede social Facebook, que parecem ganhar força e motivação para a noite autárquica, agendada para dia 1 de outubro.
“Entramos para a última semana de campanha a poucos votos de recuperar a Câmara do Porto para o Partido Socialista. Apelo à máxima participação de todos e à concentração de TODOS os votos no PS. Precisamos de triunfar para uma ampla coligação progressista. Vamos!”, escreveu o deputado Tiago Barbosa Ribeiro.
O entusiasmo estendeu-se também à deputada Edite Estrela. “Vamos todos contribuir para a merecida vitória do PS e eleger o presidente que o Porto merece”.
Já o próprio candidato, não escondeu também a satisfação apesar de manter a prudência. “Fico muito contente com este reconhecimento do nosso trabalho, da nossa equipa e da qualidade do nosso projeto, mas a única ‘sondagem’ que conta é a do voto dos portuenses no dia 1 de outubro. Ao trabalho”, afirmou Manuel Pizarro.
Rui Moreira desvaloriza sondagens
O atual presidente da Câmara do Porto e candidato independente, Rui Moreira, não deixou a sondagem passar ao lado mas realçou que “as sondagens não ganham eleições”.
Para reforçar a sua posição, citou ainda uma sondagem da Aximage para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios, em que o atual presidente aparece com 39,9% das intenções de voto. Manuel Pizarro fica-se pelos 20,8%.
“Felizmente as sondagens não ganham eleições. Se assim fosse, para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios eu já poderia parar de fazer campanha. As sondagens hoje publicadas nestes dois jornais, com trabalho de campo no mesmo dia que outra que hoje é publicada, põe o nosso movimento no limiar da maioria absoluta. E assim vamos até dia 1 de outubro. Como em 2013”, reiterou Rui Moreira.
Além destes dois candidatos, concorrem à Câmara Municipal do Porto Álvaro Almeida (coligação PSD/PPM), Ilda Figueiredo (CDU), João Teixeira Lopes (BE), Bebiana Cunha (PAN), Costa Pereira (PTP), Sandra Martins (PNR) e Orlando Cruz (PPV/CDC).