"Nós hoje temos desafios novos, desafios de crescimento, desafios de balancear o crescimento do turismo com a preservação da realidade tradicional destes bairros, mas, com franqueza, é melhor ter estes desafios do que termos os desafios de há 10 anos que eram os desafios da desertificação, da reabilitação urbana, dos prédios devolutos e degradados", disse o candidato, que falava aos jornalistas na Rua dos Remédios, em Alfama, depois de uma visita que começou na Graça.
Numa ação de contacto com a população, foram mais os comerciantes e turistas que Fernando Medina encontrou do que moradores, que eram na maioria envelhecidos.
Ainda assim, o candidato vincou que há uma década a realidade era pior, com "grande parte das casas por reabilitar, sem vida, sem animação, desabitadas".
Hoje em dia, "vemos Alfama a ser reabilitada, a ser reocupada, a ter novo comércio e novas oportunidades de emprego", notou.
"Esse desafio está a ser vencido e agora estamos com outro pela frente e temos propostas e vontade política de o encarar, que é equilibrarmos os usos deste território histórico, entre as funções turísticas -- que não pode perder porque isso prejudica o emprego, a vida e o salário de muitas famílias destes bairros -- e habitacional, de habitação permanente", salientou Fernando Medina.
O também atual presidente da autarquia desvalorizou a relação entre a visita e a data que hoje se assinala, dia mundial do turismo.
"É mais um dia de campanha", disse, salientando que a ação "é uma tradição de todas as campanhas eleitorais".
No início da visita, a presença do ator Ricardo Carriço tirou protagonismo a Fernando Medina, dadas as munícipes que fizeram questão de cumprimentar o artista e, só depois, o autarca.
Mas os beijinhos e sorrisos também chegaram para o candidato, que ainda ouviu reclamações e pedidos para habitação municipal.
"Vou ver isso", respondeu Fernando Medina.
Nas eleições de 01 de outubro concorrem à presidência da Câmara de Lisboa Assunção Cristas (CDS-PP/MPT/PPM), João Ferreira (CDU), Ricardo Robles (BE), Teresa Leal Coelho (PSD), o atual presidente, Fernando Medina (PS), Inês Sousa Real (PAN), Joana Amaral Dias (Nós, Cidadãos!), Carlos Teixeira (PDR/JPP), António Arruda (PURP), José Pinto-Coelho (PNR), Amândio Madaleno (PTP) e Luís Júdice (PCTP-MRPP).