"PS alcançou todos os objetivos traçados. PSD falhou em toda a linha"
A deputada socialista Edite Estrela mostrou-se satisfeita com os resultados do PS nas eleições autárquicas e está confiante que os portugueses querem que o país continue no caminho iniciado com as eleições legislativas de 2015.
© Global Imagens
Política Edite Estrela
Edite Estrela congratulou-se com os resultados alcançados pelo PS nas eleições autárquicas do passado domingo, que deram 159 presidências de câmara, incluindo a de Lisboa, aos socialistas, considerando a vitória do partido como “a maior vitória autárquica da sua história”, ao passo que o PSD teve “a sua maior derrota”.
Num artigo publicado na Acção Socialista, a deputada afirma que o PS conseguiu ultrapassar as “melhores previsões”, contrastando com o PSD, que teve uma derrota “superior aos piores cenários previstos”.
“O PS alcançou todos os objetivos traçados. O PSD falhou em toda a linha. A Esquerda continua a ser maioritária em Portugal. A direita saiu derrotada”, justicou.
A deputada socialista, que preside à Comissão Parlamentar de Cultura e Comunicação, afirma no mesmo texto que “leituras nacionais” das eleições autárquicas são “inevitáveis” e, nesse sentido, considera que os portugueses “querem que Portugal prossiga o caminho trilhado desde as eleições legislativas de 2015”, que levaram António Costa ao poder, apoiado por uma solução governativa com o apoio parlamentar dos partidos à Esquerda.
Edite Estrela considera ainda que as eleições de ontem “não abrem nenhum novo ciclo político nacional". No entanto, abre uma execeção para o PSD, tendo em conta o “terramoto eleitoral”.
No rescaldo das eleições autárquicas, Pedro Passos Coelho disse que vai refletir sobre a possibilidade de se voltar a candidatar internamente pelo PSD.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com