Trump é um "pirómano" que teve um ato "infantil e incendiário"
Em causa o facto de Donald Trump ter reconhecido unilateralmente, na quarta-feira, Jerusalém como a capital de Israel, deslocalizando para lá a embaixada dos EUA que até aqui se mantinha em Telavive.
© Global Imagens
Política Barbosa Ribeiro
A comunidade internacional está melindrada com as consequências que podem advir da decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém – um território que é disputado por Israel e Palestina – como a capital dos israelitas.
Em todo o mundo se fizeram ouvir as reações negativas dos vários líderes e, por cá, não foi diferente.
Na sua página do Facebook, o deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro acusou Donald Trump de ser um “pirómano que apenas quer agradar a uma parte dos ultras que o elegeram”, tendo tomado, por isso, uma decisão “infantil e incendiária” que é uma “péssima notícia para uma coexistência pacífica de Israel com uma Palestina independente”.
Tiago Barbosa Ribeiro considera ainda que o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel é um ato de uma “profunda violência simbólica”, lembrando que o “exercício da força bruta e da arrogância só vai agravar o problema e tornar indefensável qualquer posição que não seja o isolamento e a condenação da comunidade internacional”.
“Mais uma mancha num mandato que, até agora, não passa de uma nódoa”, finaliza o socialista.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com