PS deve assumir "as suas elevadíssimas responsabilidades"
O ex-presidente do Governo dos Açores Mota Amaral afirmou hoje que o PS deve assumir as “suas elevadíssimas” responsabilidades na situação do país, esperando que tenham resultados os apelos ao diálogo entre socialistas e partidos da direita.
© DR
Política Mota Amaral
Para o deputado do PSD na Assembleia da República, é “bastante razoável” que se mantenham os apelos ao diálogo entre os partidos da coligação do Governo e o PS, mesmo depois de ter falhado o compromisso de “salvação nacional” pedido pelo Presidente da República.
“E oxalá tenham resultado, já que as condições do país são muito difíceis. Os partidos da maioria subscreveram o memorando [com a ‘troika’] mas quem o negociou foi um Governo do PS e é bom que o PS não se esqueça das suas elevadíssimas e pesadíssimas responsabilidades”, afirmou Mota Amaral, em resposta a perguntas dos jornalistas numa conferência de imprensa em Ponta Delgada.
Assim, os socialistas devem “assumir essas responsabilidades” e o PS “deve ser trazido a essas responsabilidades”, afirmou.
Sobre o desfecho da crise política no seio da coligação governamental, disse que o Presidente da República “não tinha outra opção” a não ser aceitar a remodelação proposta pelo primeiro-ministro depois de ter dito que não formaria um executivo de iniciativa presidencial, que a responsabilidade estava no Parlamento e que o Governo é responsável perante a Assembleia da República.
“o que não é exato”, ressalvou, dizendo que segundo a Constituição, "o Governo responde perante o Presidente da República”.
Mota Amaral destacou que, porém, “dá a impressão de que existem garantias para que a legislatura seja cumprida e portanto haja estabilidade governativa”.
“Isto é importante para o país”, afirmou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com