As autoridades portuguesas estão preocupadas com o impacto da instalação de uma mina de urânio em Retortilo, em Salamanca, perto da fronteira com Almeida.
Segundo noticia a RTP, uma delegação de deputados está esta segunda-feira em Espanha com o intuito de avaliar o impacto ambiental que a instalação da mina pode ter em território português. Ainda de acordo com a mesma estação, o Executivo do António Costa já solicitou esclarecimentos ao Governo de Mariano Rajoy, mas a resposta ainda não chegou.
Pedro Soares, do Bloco de Esquerda, considera tratar-se de uma situação com semelhanças à central de Almaraz, em que as autoridades espanholas decidiram construir um armazém de resíduos nucleares sem consultar Portugal.
“A principal preocupação é que é reconhecido já pelas autoridades portuguesas que a eventual implantação de uma mina de urânio em Retortillo tem impactos diretos no território português e, como tal, as autoridades espanholas estão obrigadas a um processo de avaliação do impacto ambiental transfronteiriço”, afirmou o bloquista esta manhã na antena da RTP3.
“Até agora isso não foi feito e isto, de facto, faz lembrar o que se passou com Alamaraz, que obrigou a que o Governo português tivesse de fazer uma queixa à Comissão Europeia para obrigar a que as autoridades espanholas prestassem informação, partilhassem informação sobre o caso do armazém de resíduos nucleares”, recordou Pedro Soares.
Por ser muito perto da fronteira com Portugal, a contaminação radioativa através do ar tem uma enorme probabilidade e, além disso, a mina fica em cima de um afluente do Rio Douro, que quer dizer que toda a drenagem de águas, todas as escorrências da mina vão acabar por ir parar ao Rio Douro”, sublinhou ainda o deputado.
Os deputados tem previstas reuniões com autarcas e representantes de diferentes entidades espanholas. Em maio do ano passado, em declarações à agência EFE, o diretor geral executivo da Berkeley (multinacional que está a construir a mina, a maior da Europa), Francisco Bellón, revelou que a empresa dispõe de todas as licenças necessárias para a exploração de urânio na localidade de Retortillo.