Frente a frente com deputados no segundo dia do Festival Política
Um debate sobre a diversidade religiosa em Portugal, outro sobre o humor no combate ao racismo e um frente- a-frente com deputados parlamentares marcam o segundo dia do Festival Política, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
© Global Imagens
Política São Jorge
O festival aborda este ano os direitos humanos e o combate à discriminação e, hoje, elementos do público, desde que previamente inscritos, podem conversar sobre estes temas com cada um dos deputados convidados.
André Silva (PAN), António Filipe (PCP), José Luís Ferreira (PEV), José Manuel Pureza (BE), Sandra Pereira (PSD), Susana Amador (PS) e Vânia Dias da Silva (CDS/PP) são os parlamentares que vão estar no 'foyer' do 1.º andar, disponíveis para o "cara a cara" com os intervenientes, a partir das 18:30.
A jornada de hoje do festival prevê ainda a exibição dos filmes "Class divided", de Marc Levin, "Camel Toe", de Alexandra Barbosa, "Afronte", de Roxo Beringela, "Lorna Washington -- Surviving Probable Losses", de Leonardo Menezes, em sessões que se estendem até ao final da noite, e que abordam fenómenos de marginalização e de exclusão social.
"Minas de futebol", um documentário de Yugo Hattori, abre as sessões de cinema às 17:30, e fala da equipa de futebol feminino A.D. Centro Olímpico, do estado de São Paulo, Brasil, que se propôs participar num campeonato masculino, à falta de outras equipas femininas.
A equipa feminina acabou por atingir a final da Copa Moleque Travesso de sub-17, do estado brasileiro, conquistá-la, mas, como afirma o realizador, "quando meninas ganham um campeonato masculino contra grandes 'times' como o Corinthians e o São Paulo, isso é apenas o começo da história".
Da programação do festival também faz parte o projeto "Fado Bicha", com Lila Fadista, na voz, e João Caçador, na guitarra, "que resulta da subversão e da experimentação".
Durante os dias do festival estão patentes no São Jorge a exposição "Libertador dispensado", de Nuno Bettencourt e Ruy Otero, e a vídeo-instalação "Grândola RMX", por João Meirinhos.
O Festival Política, que encerra no domingo, insere-se na iniciativa "Abril em Lisboa", da responsabilidade da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).
As sessões do Festival Política abrem hoje às 17:00.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com