A Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, situada na localidade da Ramada, em Odivelas tem 37 utentes e 34 funcionários infetados com Covid-19.
O surto foi revelado esta terça-feira, dia 18 de agosto. As autoridades garantiram que o primeiro caso positivo foi conhecido na passada quarta-feira, dia 12 de agosto, contudo, de acordo com a SIC Notícias, o lar já sabia há quatro dias que havia, pelo menos, um infetado entre os funcionários.
Num e-mail enviado ao familiar de um utente, ao início da tarde de sábado, dia 8 de agosto, a que o canal de televisão teve acesso, o lar informava que “uma funcionária testou positivo para a Covid-19”.
Informações estas que não batem certas com as dadas pelo lar às várias entidades que hoje visitaram as instalações.
Recorde-se que o vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas disse aos jornalistas presentes no local que o surto só foi descoberto porque um utente necessitou de assistência hospitalar, por outros motivos que não relacionados com a pandemia, e foi testado à entrada no hospital. Como o resultado do teste à Covid-19 foi positivo, todos os restantes utentes e funcionários foram também testados, totalizando assim 71 infetados.