Muitos candidatos ao Porta 65 têm aguardado, nos últimos meses, pelos resultados do programa de apoio ao arrendamento, mas até ao momento não há novidades - sendo que há quem espere desde setembro. Ao Notícias ao Minuto, o Governo admitiu os atrasos e assegurou que os resultados serão conhecidos ainda esta semana e as subvenções começarão a ser pagas na próxima semana.
"As candidaturas apresentadas no mês de setembro terão o apuramento dos resultados ainda esta semana, estimando-se mais de 3.000 candidaturas subvencionadas. Em consequência, as candidaturas aprovadas terão as subvenções pagas durante a próxima semana, sendo garantido aos beneficiários que o pagamento retroage à data da submissão da candidatura", explicou fonte do Ministério da Habitação ao Notícias ao Minuto.
Nos últimos dias têm chegado ao Notícias ao Minuto vários relatos de jovens que estão desde setembro à espera de uma resposta, sendo que, após diversos pedidos de informação, os serviços têm indicado várias datas para a divulgação dos resultados - e até ao momento: nada.
Também no Portal da Queixa acumulam-se muitas reclamações de jovens que, na mesma situação, aguardam a publicação dos resultados.
"Fiz uma candidatura ao programa Porta 65 Jovem a 21 de setembro de 2023. O prazo máximo, por lei, para saída dos resultados é de 45 dias úteis. Já foram ultrapassados em muito tempo esses 45 dias úteis e continuo a não saber o resultado", escreveu um dos utilizadores daquela plataforma. O mesmo utilizador acrescentou uns dias mais tarde: "Recebi uma resposta por e-mail em que me é dito que esperam dar os resultados no decorrer deste mês [janeiro], fico a aguardar".
Governo admite atrasos, mas já estão em "recuperação"
A mesma fonte do Executivo lembrou que, "desde junho de 2023, e com as alterações promovidas no âmbito do Mais Habitação, as candidaturas passaram a poder ser apresentadas em contínuo, substituindo os três períodos anuais de candidatura".
Ora, "esta alteração implicou alterações à plataforma Porta 65 Jovem e ao sistema de análise, que obrigou a um atraso que já se encontra em recuperação", assegurou fonte do ministério tutelado por Marina Gonçalves.
O Governo certificou ainda que o programa Porta 65 Jovem "está em funcionamento e apoia todos os meses, através do IHRU, muitos jovens no pagamento das suas rendas".
Em janeiro, refira-se, a tutela divulgou que foram apoiadas 24.928 famílias em 2023 no âmbito deste programa de apoio ao arrendamento, 28.133 jovens e que o valor médio mensal é de 210 euros.
Leia Também: Do Porta 65 às rendas acessíveis: Afinal, a quantos chegam estes apoios?