O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, apresenta-se esta tarde perante o Parlamento Europeu para responder à polémica em torno da apropriação de dados pertencentes a 87 milhões de utilizadores da sua rede social pela Cambridge Analytica. A sessão terá início às 18h mas o Business Insider já teve acesso ao discurso com que Zuckerberg dará início à audiência.
De acordo com o documento a que a publicação teve acesso, Zuckerberg pedirá desculpas pela forma como o Facebook lidou com a situação, começando por notar os valores partilhados entre os europeus e a tecnológica. Entre eles “a importância pelos direitos humanos e a necessidade de uma comunidade até ao amor pela tecnologia com todo o seu potencial”.
“Mas fica claro pelos últimos anos que não fizemos o suficiente para prevenir que as ferramentas que criámos sejam usadas para o mal. Seja nas notícias falas, interferência estrangeira em eleições ou ‘developers’ que usam incorretamente a informação das pessoas, não tivemos uma visão abrangente das nossas responsabilidades. Foi um erro e peço desculpa”, pode ler-se no discurso de Zuckerberg.
O líder do Facebook afirmará ainda o seu compromisso em melhorar a proteção de dados da rede social, pelo que anunciará que duplicará “até ao final do ano o número de pessoas a trabalhar na segurança para mais de 20 mil pessoas”.
Pode encontrar o texto na íntegra no Business Insider.