Mais de 70% das avaliações de doenças oculares feitas por app são erradas
Ferramenta dispensa a interação do oftalmologista, mas estudo aponta que o diagnóstico online é perigoso.
© DR
Tech Estudo
Um estudo divulgado em Chicago, durante o Congresso da Academia Americana de Oftalmologia que decorreu no final de outubro, revela que 74% das avaliações de doenças oculares realizadas pelo WebMD Symptom Checker, uma popular app de diagnóstico online, são erradas.
“A telemedicina é, sem dúvida, o caminho para ampliar o acesso à saúde ocular", afirmou o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier. Mas há um 'mas'. Para o médico, o problema desta app é eliminar a interação do especialista com o paciente, ao contrário do Portable Eye Examination Kit que funciona como um consultório de bolso.
“O resultado do estudo é um alerta para a população”, observou. Isto porque um levantamento feito pelo médico em 12 mil relatórios do hospital mostra que quatro em cada 10 pessoas já chegam aos consultórios a usar colírio por iniciativa própria.
Acontece que, alertou o clínico, "além do colírio inadequado mascarar doenças, alguns medicamentos para alterações sistémicas têm efeito na saúde ocular”.
Os grupos de maior risco, disse ainda, são os idosos que fazem tratamentos para doenças crónicas, gestantes e mulheres que tomam contraceptivos. Mas a visão de crianças também pode sofrer alterações desencadeadas pelo uso de medicamentos,
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com