A aplicação GetPet foi inspirada no Tinder e pretende ajudar os seus utilizadores a encontrarem os cães das suas vidas. Lançada no mês passado, a GetPet está a conquistar centenas de utilizadores diariamente na Lituânia e já juntou alguns patudos que estavam em abrigos para animais com os seus novos donos, revela a Associated Press.
Um dos criadores da GetPet, Vaidas Gecevicius, explica que a ideia para criar a app surgiu durante um workshop. Ele e os restantes co-criadores viram um cão abandonado a passar na rua, apenas um dos muitos que vagueiam pelas ruas da Lituânia. Decidiram que estava na altura de agirem para mitigarem o problema.
“É como o Tinder, mas com cães. Pode-se combinar um encontro com o cão”, disse Vaidas Gecevicius. Neste caso, um encontro significa ir ao abrigo de animais e levar um cão a passear, um primeiro passo para a adoção.
A aplicação tem um perfil de cada cão© GetPet
Um dos abrigos da capital Vilnius, o SOS Gyvunai, recebeu de bom grado esta nova aplicação. “Dá maiores hipóteses aos nossos animais de encontrarem novos donos e uma nova casa, e isso significa que podemos ajudar outros cães que ainda estão nas ruas”, afirmou Ilona Reklaityte, fundadora do abrigo. “Temos 140 cães agora. Por vezes, um ou dois são adotados todos os dias, mas agora estamos a receber muitas mais chamadas e mais pessoas aparecem aqui”.
Para já, a GetPep só inclui cães mas a ideia é que passe a abranger gatos e outros animais brevemente.