A tecnologia pode ter tanto de fascinante como de assustador.
Um site em particular tem chamado a atenção por estes dias. Trata-se de um site simples, de uma só imagem. Mas sempre que a pessoa entra no site há um rosto novo a surgir, um bastante verosímil. O rosto, no entanto, nunca é real. Ou melhor, aquela cara nunca é a cara de alguém que existe.
O projeto intitula-se ThisPersonDoesNotExist.com - Esta Pessoa Não Existe - e, segundo o The Verge, é obra de um engenheiro informático da Uber, Philip Wang, que já vislumbra as capacidades futuras que a Inteligência Artificial (IA) terá para sintetizar imagens.
O site recorre a trabalho de pesquisa levado a cabo pela tecnológica Nvidia para criar um número infinito de potenciais rostos.
O algoritmo por trás do projeto recorre a uma base de dados gigantesca de imagens, que depois transforma - como se usasse de cada vez vários pedaços de diferentes rostos para criar um novo.
E assim se tem todo um 'catálogo' de imagens de rostos de seres humanos... sem que nenhum destes novos rostos pertença de facto a uma pessoa de verdade.