O executivo Mark Cerny da Sony oficializou em entrevista à Wired os primeiros detalhes da sua nova consola de jogos, a PlayStation 5. Cerny, que foi o responsável pela arquitetura da PlayStation 4, volta a assumir as ‘rédeas’ do desenvolvimento da PlayStation 5 e promete uma consola verdadeiramente digna da nova geração.
O CPU da PlayStation 5 será baseado na linha Ryzen da AMD e terá uma oito núcleos de Zen 2 de 7nm. No que diz respeito à GPU, a PlayStation 5 terá direito a uma variante personalizada da família Navi da Radeon, incluindo uma tecnologia de nome ‘ray tracing’ para melhor grafismo e experiência de áudio que, de acordo com Cerny, “nenhuma consola conseguiu aguentar”. Para gerir todo este poder, a PlayStation 5 incluirá um disco SSD para armazenamento.
Os jogadores ficarão satisfeitos por saber que a PlayStation 5 também será compatível com os jogos lançados para a PlayStation 4. Isto ‘abre portas’ para que os restantes exclusivos da atual consola da Sony – ‘Ghost of Tsushima’, ‘Death Stranding’ e ‘The Last of Us Part II’ – sejam lançados para as duas plataformas.
No que diz respeito a realidade virtual, Cerny voltou a apontar a tecnologia como área em que a Sony pretende continuar a apostar por via do PlayStation VR.
Foi confirmado que a PlayStation 5 não será lançada este ano (talvez 2020) mas fica a hipótese de o anúncio ainda ter lugar em 2019. A Sony já garantiu que não marcará presença na E3 em junho mas é possível que venha a organizar o seu próprio evento para revelar a nova consola.
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