Huawei lança alternativa ao Android em junho
O sistema operativo da empresa chinesa chega mais cedo que o previsto.
© Reuters
Tech EUA/China
O diretor e vice-presidente da Huawei Enterprise Business Group para o Médio Oriente, Alaa Elshimy, confirmou ao TechRadar que o sistema operativo desenvolvido pela Huawei criado para servir de alternativa ao Android da Google será lançado no mercado em junho.
“A Huawei sabia que isto ia acontecer e estava a preparar-se. O sistema operativo estava pronto em janeiro de 2018 e este era o nosso ‘Plano B’. Não queríamos lançar o sistema operativo no mercado uma vez que tínhamos relações forte com a Google e outros e não queríamos arruiná-las. Agora, vamos lançá-lo no próximo mês,” confirmou Elshimy.
O sistema operativo em questão é conhecido internamente como HongMeng – que os últimos rumores adiantam que se chamará Ark OS – e a Huawei já adiantou que será compatível com smartphones, computadores, tablets, relógios inteligentes, wearables, televisões e até carros.
Foi a 20 de maio que a Google revogou a licença de uso do sistema operativo Android à Huawei, consequência da ordem executiva assinada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, que baniu a empresa chinesa de colaborações com empresas norte-americanas. A decisão entra em efeito no mês de agosto mas, pelo que parece, a Huawei lançará o seu sistema operativo dois meses antes do que era previsto.
ATUALIZAÇÃO: Entretanto a Huawei entrou em contacto com o TechRadar para clarificar a situação, desmentindo a informação adiantada pelo seu executivo de que o novo sistema operativo seria lançado em junho. Em vez disso, a alternativa ao Android só deverá chegar no final do ano na China e em 2020 ao resto do mundo.
Leia mais: Retaliação da China? CEO da Huawei diz que será o primeiro a protestar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com