Google Stadia. O futuro dos videojogos não chegará a Portugal
A tecnológica de Mountain View revelou o mês de lançamento, jogos e preços.
Tech Streaming
A Google apresentou mais pormenores sobre a sua plataforma dedicada a streaming de videojogos, a Stadia, numa apresentação especial onde revelou que o lançamento está marcado para o mês de novembro em 14 países. Infelizmente, Portugal está fora desta lista inicial.
A Google Stadia estará disponível em modelo de subscrição, um conceito simples que a tecnológica de Mountain View parece ter tornado um pouco mais complexo do que seria de esperar. A subscrição e o respetivo preço dependerá da qualidade em que queira jogar, sendo que de momento a Google apresentou apenas a Stadia Pro que permitirá jogar em 4K com 60fps e HDR por 9,99 euros por mês (preço em Espanha). A Google adiantou que de futuro lançará outro tipo de modalidades.
Para quem queira ter acesso aquilo a que tem direito, a Google preparou uma Edição de Fundador que além de uma subscrição de três meses inclui ainda outra subscrição de três meses para oferecer a um amigo, um comando, um Chromecast Ultra e ainda a edição completa de ‘Destiny 2’ com todos os conteúdos lançados até aqui.
No que diz respeito a jogos, a Google confirmou que estarão presentes na Stadia alguns dos títulos mais conhecidos do mercado como ‘Doom Eternal’, ‘Wolfenstein: Youngblood’, ‘Baldur’s Gate 3’, ‘Metro Exodus’, ‘Football Manager 2020’, 'Assassin's Creed Odyssey’, ‘Borderlands 3’, ‘Mortal Kombat 11’, ‘Final Fantasy XV’ e ainda a trilogia ‘Tomb Raider’.
Todos estes jogos poderão ser jogados em streaming com uma subscrição da Stadia, o que significa que necessitará de ter uma ligação constante à Internet. Mais ainda, a Stadia exige que tenha uma ligação estável de qualidade. A Google partilhou as especificações mínimas da Stadia que terá de garantir para ter acesso aos vários ‘níveis’ da Stadia, revelando que uma experiência mínima (720p, 60fps e som estéreo) terá de ter o mínimo de 10Mbps, uma experiência padrão (1080p, HDR, 60fps e som Surround 5.1) exigirá pelo menos 20Mbps e, por fim, a experiência no seu melhor (4K, HDR, 60fps e som Surround 5.1) necessitará de 35Mbps.
No que diz respeito à chegada a Portugal da Stadia, a Google adiantou que anunciará novos territórios em 2020.
Leia mais: Sony partilhou mais detalhes sobre a PlayStation 5
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com