Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Nave russa descola do Cazaquistão rumo à Estação Espacial Internacional

A nave russa Soyuz MS-13 descolou hoje de Baikonur, Cazaquistão, com três tripulantes a bordo, rumo à Estação Espacial Internacional (EEI), no dia em que se comemoram 50 anos da chegada do homem à lua.

Nave russa descola do Cazaquistão rumo à Estação Espacial Internacional
Notícias ao Minuto

18:44 - 20/07/19 por Lusa

Tech Estação Espacial

Na hora programada, às 21h28 locais (17h28 em Lisboa), a Soyuz descolou do Cazaquistão, com o russo Alexandr Skvortsov, o norte-americano Andrew R. Morgan e o italiano Luca Parmitano a bordo. Os três levavam nos seus fatos um distintivo especial para assinalar os 50 anos da missão Apolo 11 à lua.

A nave será acoplada à plataforma orbital dentro de seis horas, após quatro voltas à terra.

O emblema que os astronautas levam é muito parecido com o original, inclui uma água, a lua e a terra, "assim como três estrelas que se leem na numeração romana como 50", explicou Parmitano, citado pela agência de notícias Efe.

E tal como há meio século, a insígnia da Soyuz MS-13 não inclui o nome dos astronautas porque os seus resultados, como os da nave Apolo 11 há 50 anos, "pertencerão a toda a Humanidade".

Esta é a segunda viagem de Parmitano à EEI e a primeira do astronauta norte-americano, enquanto que para o cosmonauta russo trata-se da sua terceira missão.

Parmitano e Skvortsov vão permanecer na estação 201 dias, até 6 de fevereiro de 2020, enquanto Morgan ficará na plataforma até 1 de abril do próximo ano, ou seja, 256 dias.

Os astronautas juntam-se à tripulação que se encontra na EEI desde março último: o russo Alexéi Ovchinin e os norte-americanos Christina Hammock Kock e Nick Hague.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório