Um estudo apresentado pelo Pew Research Center sobre o YouTube aponta uma tendência que tem sido capitalizada por alguns dos maiores criadores de conteúdos da plataforma. De acordo com este estudo, qualquer vídeo com uma criança menor de 13 anos tem três vezes mais visualizações que um vídeo sem crianças.
“O pequeno conjunto de vídeos que foram diretamente feitos para crianças e para uma audiência jovem e também tinham crianças menores de 13 anos foram mais populares do que qualquer outro tipo de conteúdo identificado nesta análise medida por visualizações”, pode ler-se no estudo.
A investigação passou por reunir uma lista dos canais mais populares do YouTube no final de 2018, tendo-se depois analisado todos os vídeos por eles produzidos durante janeiro de 2019 em busca dos que tinham mais visualizações. Os resultados mostram que vídeos com uma criança com o aspeto de ser menor de 13 “recebeu em média quase três vezes mais visualizações do que outros tipos de vídeos”.
Em reação, um representante do YouTube deixou dúvidas em relação à metodologia utilizada pela Pew Research e apontou que as categorias mais populares continuam a ser “comédia, música, desporto e ‘como fazer’”.