Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Google. Projeto de lusodescendente para limpar oceanos vence prémio

Fionn Ferreira tem 18 anos e apresentou um projeto para remover microplásticos da água.

Google. Projeto de lusodescendente para limpar oceanos vence prémio

A Google anunciou que o vencedor deste ano da sua Sience Fair é Fionn Ferreira, um lusodescendente de 18 anos a viver na Irlanda que apresentou um projeto com o objetivo para remover microplásticos da água.

Fionn teve a ideia de desenvolver o projeto quando se apercebeu da existência de óleo e plásticos colados a uma rocha enquanto passeava na praia, em Ballydehob. “Fiquei alarmado por saber a quantidade de microplásticos que entram no sistema de águas residuais e consequentemente nos oceanos”, escreve Ferreira no site do projeto.

Mas como será possível remover microplásticos da água? O método depende de uso de ferrofluidos que, quando misturados com água, atraem os microplásticos. Ao misturar um íman, é possível deixar a água limpa destes detritos.

O projeto venceu o grande prémio da competição e, de acordo com a CNN, Fionn recebeu 50 mil dólares em financiamento educacional. Entretanto, os familiares portugueses de Fionn não deixaram de dar os parabéns ao jovem. “Estamos muito orgulhosos do nosso neto .Beijinhos”, pode ler-se no comentário deixado pela avó, Maria Ferreira, na publicação de Facebook de Fionn.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório