A Blizzard baniu um jogador profissional de ‘Hearthstone’ por este ter expressado o seu apoio pelo movimento de protesto atualmente ativo Hong Kong durante uma entrevista pós-jogo transmitida online.
O jogador em questão – de nome Ng Wai Chung mas conhecido como Blitzchung – foi de seguida expulso do torneio GrandMasters e teve os seus ganhos na competição reduzidos a 0 dólares. Mesmo os entrevistadores, que se esconderam por detrás das secretárias de modo a não serem associados a Blitzchung, foram afastados pela Blizzard. Pode ver o momento no vídeo abaixo partilhado pelo Twitter.
Em sua defesa, a Blizzard afirmou que apesar de apoiar “o direito à expressão de ideias individuais e opiniões” considera que os jogadores devem “respeitar as regras oficiais da competição”. A regra em questão diz respeito a ações que possam prejudicar a imagem da Blizzard ou até ofender parte do público, o que (como nota o Kotaku) está a ser considerada uma regra arbitrária.
A decisão da Blizzard estará certamente relacionada com o receio de perder o mercado chinês, evitando enfurecer o governo do país. De notar também que a gigante tecnológica chinesa Tencent detém uma fatia minoritária de 4,9% da Activision Blizzard, algo que não está a ajudar na perceção pública do assunto
[BREAKING] Hong Kong Hearthstone player @blitzchungHS calls for liberation of his country in post-game interview:https://t.co/3AgQAaPioj @Matthieist #Hearthstone pic.twitter.com/DnaMSEaM4g
— Inven Global (@InvenGlobal) October 6, 2019