Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Blizzard pode ser alvo de boicote depois de banir apoiante de Hong Kong

A produtora responsável por sucessos como ‘World of Warcraft’, ‘Diablo’ e ‘Overwatch’ está a ser alvo de duras críticas da parte de fãs, legisladores e até dos seus próprios colaboradores.

Blizzard pode ser alvo de boicote depois de banir apoiante de Hong Kong
Notícias ao Minuto

16:16 - 09/10/19 por Miguel Patinha Dias

Tech China

O afastamento do jogador profissional Chung Ng Wai de ‘Hearthstone’ pela Blizzard por este ter manifestado apoio aos protestos de Hong Kong está a ganhar contornos de incidente internacional. A produtora norte-americana, que durante anos foi elogiada pelo seu trabalho em jogos como ‘World of Warcraft’, ‘Diablo’ e ‘Overwatch’, está agora a ser alvo de duras críticas de praticamente todos os quadrantes.

Como conta o Business Insider, a Blizzard foi alvo de ataques de tal forma ferozes no Reddit da parte de fãs que a empresa decidiu suspender o seu ‘subreddit’ oficial. A decisão fez com que os fãs se sentissem ainda mais furiosos, com muitos a ameaçar boicotar por completo a empresa e deixar de comprar e jogar aos seus jogos.

Ainda que a Blizzard não o tenha afirmado claramente, acredita-se que a decisão de afastar Chung Ng Wai terá estado relacionada com o desejo da empresa em não antagonizar o governo chinês. A situação passou despercebida ao senador democrata pelo estado do Oregon, EUA, Ron Wyden, que partilhou no Twitter a sua posição sobre o caso. “A Blizzard mostra que está disponível para se humilhar para agradar ao Partido Comunista Chinês. Nenhuma empresa norte-americana deveria censurar apelos por liberdade para fazer dinheiro rápido”, pode ler-se no ‘tweet’ abaixo.

O motivo por detrás deste ‘tweet’ do senador norte-americano prende-se com o facto de 5% da Activision Blizzard ser detido pela gigante tecnológica chinesa Tencent, que se acredita ser a causa da decisão da empresa norte-americana

As críticas à Blizzard não surgem apenas de fora da empresa. Os colaboradores da empresa também parecem desagradados com a decisão e não demoraram a fazer-se notar no próprio campus em Irvine na California, EUA. Na sede da Blizzard (na fotografia acima) pode encontrar-se a estátua de um orc de ‘Warcraft’ – de nome Thrall – cercada por um círculo onde podem ser encontrados os oito valores que representam a empresa.

Como protesto, alguns colaboradores da empresa taparam com papel dois destes valores sendo eles o “Pensar Global” e “Todas as Vozes Importam”, o que diz muito sobre o clima que se vive atualmente a nível interno.

Não é ainda claro como a Blizzard lidará com a situação nas próximas horas pelo que teremos de aguardar por novidades.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório