Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2019
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

Rússia lança-se na corrida à Inteligência Artificial

O presidente russo, Vladimir Putin, aprovou hoje uma estratégia nacional para o desenvolvimento da inteligência artificial, que considera um setor chave para "o controlo do mundo".

Rússia lança-se na corrida à Inteligência Artificial

A estratégia, cujas grandes linhas integram um decreto divulgado no 'site' do Kremlin, deve "assegurar o desenvolvimento acelerado da inteligência artificial" na Rússia até 2030, em nome da "independência tecnológica" e da "competitividade" do país.

Para isso, o governo vai desbloquear fundos para financiar "a investigação no setor, aumentar a disponibilidade da informação e dos recursos informáticos para os utilizadores e melhorar o sistema de formação".

A Rússia espera utilizar a inteligência artificial, quer para tomadas de decisão, quer para a automatização de algumas tarefas, nos setores da segurança, saúde, ensino, organização das empresas ou ainda "a melhoria do nível de vida da população".

Não é indicado o montante atribuído ao projeto, tendo Vladimir Putin encarregado o governo de determinar o orçamento, que será destinado principalmente ao apoio a empresas, universidades e institutos de investigação.

Em 2017, perante uma plateia de estudantes, Putin considerou que "o país que se tornar o líder da inteligência artificial tornar-se-á o mestre do mundo".

"A inteligência artificial é o futuro, não apenas para a Rússia, mas para toda a humanidade. Apresenta oportunidades enormes, mas também ameaças dificilmente previsíveis", indicou na altura.

Reagindo às declarações de Putin em 2017, o empresário do setor da tecnologia norte-americano Elon Musk considerou que "a competição pela inteligência artificial entre Estados vai provavelmente causar a terceira guerra mundial".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório