Edward Snowden, o ex-analista da NSA responsável por copiar e ‘vazar’ informação secreta, foi um dos pontos altos da cerimónia de abertura da Web Summit. Asilado na Rússia, Snowden participou na cerimónia por via de videoconferência onde teceu considerações sobre o modelo de negócio de grandes tecnológicas como a Amazon, a Google e o Facebook.
“O modelo deles é um abuso, particularmente quando olhas para a Google, a Amazon e o Facebook. O modelo de negócio deles é abuso. E no entanto é legal, dizem eles. Quer estejamos a falar do Facebook ou da NSA, o problema é esse. Esse é o verdadeiro problema. Estamos entrincheirados num sistema que torna a população vulnerável para o benefício dos privilegiados”, afirmou Snowden.
O ex-analista da NSA deixou também críticas ao Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, assinalando que o problema não está na proteção de dados. “O problema é reunir esses dados”, apontou Snowden.
“Regular a proteção de dados presume que o primeiro momento de reunir os dados é certo; que é apropriado; que não representa uma ameaça ou um perigo; que não tem problema espiar toda a gente a todo o momento, quer sejam clientes ou cidadãos, desde que nunca seja ‘vazado’”, explicou.