A conferência da empresa de robótica Boston Dynamics era uma das mais aguardadas do último dia da Web Summit e as expetativas não foram defraudadas. O fundador e CEO, Marc Raibert, trouxe a Lisboa o cão robótico da empresa, o Spot, que demonstrou algumas das suas habilidades.
Ainda que não tenha sido possível exibir 100% dessas capacidades, Raibert demonstrou como o Spot é capaz de subir escadas, lidar com terreno irregular e até ultrapassar obstáculos – neste caso o próprio Raibert.
O executivo fez questão de deixar claro que o Spot já se encontra em produção e a ser vendido para empresas interessadas, sobretudo fábricas (com zonas perigosas para seres humanos) e edifícios em construção (com necessidade de realizar scans em 3D).
Foi durante esta conferência que Raibert falou sobre os outros dois robots desenvolvidos pela Boston Dynamics, nomeadamente o Handle e o Atlas. Enquanto o Handle ainda está em fase de protótipo e se afigura como uma ferramenta de grande utilidade e armazéns, o Atlas é apontado pela Boston Dynamics como o seu “Lamborghini”, apontando para a tecnologia de ponta na sua base.
O Atlas ainda deverá demorar para começar a ser vendido mas, entretanto, pode ver como foi o aparecimento do Spot na Web Summit no vídeo abaixo.