A Comissão Federal de Comunicações dos EUA anunciou recentemente que seriam bloqueados os financiamentos de empresas de telecomunicações caso estas pretendam adquiri equipamentos e serviços da Huawei. De acordo com o The Wall Street Journal, parece que a Huawei não ficou satisfeita com a notícia e já se encontra a preparar o ‘contra-ataque’.
A Huawei parece considerar a decisão “ilegal” e “baseada em informação selecionada, insinuações e suposições equivocadas”. A empresa chinesa adianta ainda que este bloqueio resultará em “efeitos profundamente negativos na conetividade de americanos em áreas rurais e carenciadas espalhadas pelos EUA”.
“A Comissão Federal de Comunicações destacou a Huawei com base na segurança nacional mas não providencia qualquer prova que a Huawei coloque riscos de segurança. Em vez disso, a Comissão Federal de Comunicações assume simplesmente, com base numa perspetiva errada da lei chinesa, que a Huawei pode estar a ser controlada pelo governo chinês”, pode ler-se no comunicado obtido pela publicação norte-americana.